Reabilitação Estética com Resina Direta


A qualidade das resinas compostas disponíveis no mercado faz da alternativa direta de tratamento restaurador algo viável, funcional e duradouro. Este caso, realizado por alunos do curso de Atualização em Procedimentos Estéticos Adesivos do SENAC exemplifica a versatilidade e praticidade desta alternativa de tratamento.


Situação inicial de paciente do sexo feminino descontente com o aspecto de seus dentes anteriores.


Vista lateral do sorriso.

Vista frontal com lábios afastados.

O formato e tamanho dos dentes são determinados com o auxílio da técnica de planejamento digital. As informações tiradas de uma foto frontal de rosto do paciente (linha média, plano bipupilar, largura inter-caninos, curvatura dos lábios e etc.) são transferidas para a imagem intra-oral. As proporções são definidas e estudadas na imagem intra-oral usando o software de apresentações Microsoft Powerpoint.

As dimensões definidas no planejamento digital são transferidas para o modelo de estudo fazendo-se o enceramento diagnóstico.

O enceramento serve para a confecção de uma guia de silicone que, preenchida com resina bisacrílica e levada em posição na boca da paciente, permitiu a visualização do resultado do planejamento digital e do enceramento. Este passo, conhecido como mock-up, é a ferramenta de comunicação mais efetiva entre o dentista e o paciente.

O enceramento também viabiliza a criação de uma guia de silicone palatina que nos auxiliará na distribuição dos espaços entre os dentes e na confecção da concha palatina de resina. Esta concha é o primeiro passo para a restauração direta. Com ela definem-se o contorno incisal e o formato palatino da restauração.

Sobre a resina translúcida da concha palatina faz-se a inserção de incrementos com diferentes opacidades que comporão o volume final das facetas diretas.

Resultado imediato após a realização de 6 facetas diretas.

Novo Sorriso.
Situação final vs. inicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário